Iniciação Cristã de Jovens e Adultos – Batismo e Eucaristia

Sem-Título-1Objetivo Geral: Amadurecer a fé inicial e educar a pessoa como verdadeira discípula de Cristo, mediante um conhecimento mais aprofundado e sistemático da Pessoa e da mensagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, favorecendo não apenas o contato, mas a comunhão e a intimidade com Ele, na comunidade eclesial. (cf. João PauloII, Exortação Apostólica CatechesiTradendae 5,19; DNC, nº 50).

Coordenação: Maria Ivone e Inês

Encontros: Domingos às 09h

Objetivo Estratégias Quando
Promover a integração entre fé e vida, incentivando a escuta da Palavra de Deus e o entendimento dos sinais que levam a descobrir seu lugar na Igreja e no mundo, por meio da oração e reflexão diante de Deus e dos irmãos. Participação na Missa

Leitura do texto bíblico do dia ou específico do que se vai refletir na ocasião (Reflexão compartilhada para ir educando na escuta e na partilha da palavra de Deus)

Aos domingos na Missa das 7:30h (preferencialmente, uma vez que essa atividade inicia o Encontro.  No caso de algum impedimento, o Catequizando deverá participar no horário mais adequado a sua realidade)

Aos Domingos – 9h – no início dos trabalhos, antes mesmo das orações espontâneas.

Introduzir os catequizandos na linguagem e no processo do discipulado de Jesus Cristo despertando o interesse pelo encontro com Ele no caminho, na Palavra e na Eucaristia e, consequentemente no engajamento comunitário e no compromisso missionário. Desenvolver a programação da Iniciação Cristã priorizando a utilização dométodo Ver-Julgar-Agir, no  anuncio de Jesus Cristo.

Convidar os catequizandos e acompanhá-los nos eventos celebrativos da comunidade paroquial.

Proporcionar momentos de inclusão da família (filhos, esposos, pais, namorados…) na apresentação de um vídeo, num momento de confraternização, na missa dedicada aos pais, as mães, nas novenas, na visita do Bispo, na missa dos doentes etc)

Participação efetiva nas Missas do 5º domingo do mês (nas leituras, no ofertório…) para familiarização com a comunidade e com o ambiente, e para compreensão e valorizaçãoda liturgia que é celebrada e vivida.

Realização de umRetiro que contemple o tema do ENCONTRO (Aprender caminhando com Jesus); da PALAVRA (Aprender ouvindo o Mestre) e da MISSÃO (Aprender agindo com o Mestre)

Preparar o Batismo de Adultos e a Eucaristia com a participação de outras pastorais (Batismo, Mesc, Acolhida, Juventude, Crisma…)

Durante todo o processo catecumenal.

Ver Calendário Paroquial.

Missa das 7:30h sempre que houver cinco domingos no mês.

Outubro ou Novembro
A definir