Iniciação Cristã de Jovens Adultos – Crisma

Sem-Título-1Objetivo Geral: Iniciar o candidato à vida cristã gradativamente dando ênfase no pensamento de que a Iniciação Cristã é “o processo de quem quer tornar-se cristão” e neste processo inclui-se a “preparação para receber o Sacramento da Crisma” no modelo apresentado pelo Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (RICA), fazendo um itinerário espiritual por meio de 3 (três) etapas sucessivas e intermediadas por ritos litúrgicos próprios do catecumenato, onde serão fortalecidos espiritualmente e preparados para a recepção do sacramento no tempo oportuno.

Coordenação: Alexandre e Jussara (Catequistas); Joyce, Liliane, Maria Helena e Selma (Apoio)

Encontros: Domingos às 16h30.

Objetivo Estratégias Quando
Realizar a inscrição dos candidatos (jovens e adultos) conforme os critérios do Diretório Arquidiocesano da Iniciação Cristã Divulgação nas missas dominicais e no mural da igreja do tempo de inscrição para o Pré-catecumenato; Julho e Agosto anterior ao Pré-Catecumenato(2013)
Acolhimento dos novos candidatos Palavras espontâneas do padre Em uma das primeiras missas após o início doPré-catecumenato
Fazer uma primeira evangelização.A fim de que o candidato amadureça a vontade sincera de seguir Cristo possuindo uma fé inicial e peça o Sacramento da Crisma. Pré-catecumenato Fazer um primeiro anúncio de Jesus Cristo com firmeza e confiança;
Favorecer um primeiro entrosamento com a comunidade cristã;
Colaborar para uma conversão inicial a um estilo de vida cristão;
4 (quatro) meses antes do CatecumenatoAos domingos
Levantar quais candidatos serão indicados para o Catecumenato Crismal. Observação dos candidatos:
Observar os sinais externos das disposições dos candidatos;
Conversar com a família, membros da comunidade e padre.
Reuniões de equipe para a tomada de decisões.
Período entre o Pré-catecumenato e o Rito de Admissão
Proporcionar que os candidatos manifestem publicamente suas retas intenções com a Igreja;Proporcionar que a Igreja acolha publicamente seus membros e reforce seus vínculos com esta Igreja;Proporcionar que a Igreja declare publicamente sua admissão e realize a consagração inicial dos candidatos. Celebrar o Rito de Admissão ao Catecumenato Crismal Após o Pré-Catecumenato
Fazer uma preparação mais intensa para a recepção do Sacramento da Crisma relacionada com o ano litúrgico e apoiada com a Palavra de Deus.A fim de que o candidato assimile o princípio de conversão, o desejo de mudar de vida, e entre em uma relação pessoal com Deus, por Jesus Cristo. Primeira etapa:
Catecumenato Catequese mais completa;
Vivência cristã;Integração na vida litúrgica da comunidade;
Ritos litúrgicos próprios do Catecumenato;
Oportunidades de Oração Individual e Comunitária;
Oportunidades de pequenas missões dentro e fora da comunidade;
3 (três) Encontros Intercomunitários com os outros grupos da paróquia em preparação ao sacramento;
14 meses(2014-2015)Aos domingos
Levantar quais crismandosparticiparão da segunda etapa:Purificação e Iluminação Observação dos crismandos:
Observar os sinais de conversão de mentalidade e costumes; Avaliar suficiente conhecimento da doutrina cristã, senso de fé e de caridade; Conversar com a família, membros da comunidade e padre. Reuniões de equipe para a tomada de decisões.
Período entre o Catecumenato e oRito de Eleição
Celebrar a eleição.Proporcionar que os eleitos declarem o seu desejo sincero diante da comunidade. Celebrar o Rito da Eleição em preparação à recepção do sacramento Após o Catecumenato
Favorecer uma intensa preparação espiritual, mais relacionada à vida interior que à catequese, procurando purificar os corações pelo exame de consciência e pela penitência, e iluminá-los por um conhecimento mais profundo de Cristo. Segunda etapa:Purificação e Iluminação Desenvolver uma catequese das práticas quaresmais nos encontros; Realizar os escrutínios(Em fase de adaptação) Quaresma

Celebrar as entregas visando à iluminação dos eleitos;
Proporcionar que os eleitos recebam da Igreja solenemente os documentos da fé e da oração: CREDO e PAI NOSSO

Celebrar o Rito das Entregas em preparação à recepção do Sacramento da Crisma

Após a segunda etapa: Tempo de Purificação e Iluminação

Favorecer que o bispo ministre o Sacramento da Crisma aos eleitos, a fim de que recebam a força do Espírito Santo, e mais plenamente configurados a Cristo, deem testemunho de sua fé e tornem-se membros ativos da Igreja.

Celebrar o Sacramento da Iniciação Cristã CRISMA

Período Pascal

Aprofundar as relações com a comunidade vivenciando o mistério de uma vida nova a fim de adquirir experiências, crescer na prática cristã, adquirir novo senso da fé, da Igreja e do mundo.

Terceira etapa:
Mistagogia
(Em fase adaptação)
Desenvolver novas reflexões e explanações, sobretudo da experiência do sacramento recebido.
As reflexões bíblicas já estão definidas no RICA.

Período Pascal após a recepção do Sacramento da Crisma.