Highslide for Wordpress Plugin

Praça Eugenio Latour Rio de Janeiro, RJ

Tel: (21) 2458-4551
Notícias › 02/02/2018

Pastoral Carcerária: encontro para fortalecer luta contra encarceramento no país

Em comunicado enviado aos seus coordenadores/as estaduais, a Pastoral Carcerária. No comunicado, foi ressaltada a realização, em 2018, da Assembleia Nacional eletiva a ser realizada de 30 de novembro a 2 de dezembro. Segundo a coordenação nacional, esta será um “momento especial de celebrar e avaliar a caminhada e projetar as ações para o próximo período”.

Para esta assembleia, a Pastoral Carcerária propõe um processo de vivência e reflexão ao longo do ano. Uma ação a ser realizada, tendo em vista já a animação e preparação à grande assembleia, é a realização de um Encontro Nacional, cujo tema será: “Fortalecer a Mística para viver a profecia em tempos de Encarceramento em Massa”, com o lema “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.(Gálatas 5,1)”.

Um dos documentos a serem estudados, tendo em vista ao encontro, segundo a coordenação nacional da Pastoral Carcerária, é Agenda Nacional pelo Desencarceramento, apresentada ao Governo Federal em novembro de 2013 por um conjunto de organizações sócias brasileiras, entre elas o movimento Mães de Maio. A proposta central desta agenda aponta para a exigência de um programa de desencarceramento que com metas claras para a redução imediata e drástica da população prisional no Brasil.

O Encontro Nacional da Pastoral Carcerária tem como objetivos: a) Aprofundar a preparação das/os participantes da Assembleia Nacional da Pastoral Carcerária de 2018, fortalecendo e intensificando a coesão da Pastoral Carcerária; b) Comprometer e sensibilizar todas/os agentes de pastoral do Brasil em relação às lutas estruturais que a PCr deve assumir, sempre orientada por sua identidade de pastoral social da CNBB; e c) Fortalecer e avançar no comprometimento místico e militante da PCr a partir das Escrituras, da memória histórica e de uma autêntica eclesiologia latino-americana.

O Encontro Nacional da Pastoral Carcerária ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro de 2018, na Casa de Retiros Assunção, em Brasília-DF. A organização nacional informa que custeará as despesas com transporte e hospedagem de uma pessoa por estado. Mas para garantir este auxílio é necessário enviar a ficha de inscrição anexa preenchida até 10/01/2018, que pode ser acessada clicando aqui.

A coordenação nacional orienta às/aos participantes do Encontro Nacional que releiam e estudem os documentos das Conferências de Medellín e Aparecida; os documentos do Papa Francisco Evangelii Gaudium e Laudato Si’; o documento 105 da CNBB – “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade” e a Agenda Nacional pelo Desencarceramento.

A ficha de inscrição pode ser baixada acessando aqui: http://carceraria.org.br31

Por CNBB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *