Batismo, Sacramento da Fé

“ Aquele que crer e for batizado será salvo” ( Mc 16,16)

batismo

O batismo é o sacramento pelo qual o cristão ingressa na comunidade–Igreja e assume a missão evangelizadora. “ Incorporados à Igreja pelo batismo, os fiéis são delegados ao culto da religião cristã em virtude do caráter e, regenerados para serem filhos de Deus, são obrigados a professar diante dos homens a fé que receberam de Deus pela Igreja” (Lumen Gentio 11).

O batismo é o sacramento que que congrega as pessoas em comunidade, para que, instruídos pela Palavra de Deus. É o sacramento que une os que são convocados pela Palavra de Deus. ( Atos 2,41) Que pessoa de Jesus Cristo ( João 1,14) . Unidos pelo batismo, os batizados forma o Corpo de Cristo que é a sua Igreja ( 1 Cor 12,13).

No batismo a pessoa é marcada pelo Espirito Santo, assumindo o compromisso com a missão da Igreja e dela recebe todos os dons, “pois ser cristão é um dom e não uma carga. Deus pai nos abençoou em Jesus Cristo seu Filho, Salvador do mundo” ( Documento de Aparecida no 28).

A Sagrada Escritura entende o Batismo como o momento da criação da Nova criatura (2 Cor 5,17), do homem Novo ( Rm 6,6), do renascimento ( Jo 3,5), da passagem das trevas para à luz ( 1 Pd 2,9), do pecado à graça (Rm 6,1-4), da filiação divina ( Jo 3,1012). Quem é batizado recebe a marca da Santíssima Trindade. O Batizado deve viver para Deus e com Deus e para o bem dos outros. “Eu vim para servir e não ser servido” ( Mt 20.28).

Informações importantes:

1 – Para batizar, legitimamente, uma criança é preciso que os pais, ou pelo menos um dos dois, ou quem legitimamente os representem, deem consentimento.

2 – Que haja esperança fundada de que a criança será educada na religião católica, se essa esperança falta por completo deve-se adiar o batismo, se essa esperança faltar deve se conversar com os pais antes.

3 – Os padrinhos precisam ter no mínimo 16 anos. Ser batizado, legitimamente, na Igreja católica. Ser pessoa de fé comprovada, que sejam católicos e que, preferencialmente, participem da Igreja Podem ser casados ou solteiro e Não precisam serem casados entre si. Lembrem-se que a missão dos padrinhos e dar testemunho de fé e vivencia cristã.

Documentos necessários:

Criança: Certidão de nascimento que comprova a paternidade e o nome correto da criança.

Padrinhos: Certificado de batismos que deve ser pedido na Igreja em que foi batizado. E de matrimônio caso seja casado na igreja.

Encontros de formação: os pais e os padrinhos devem participar dos encontros de formação e presentar o certificado dos encontros de formação para o batismo no momento de fazer a ficha, ou antes do batismo, caso não participem dos encontros em nossa paróquia.

Programação 2017

Os encontros de formação para o batismo acontecem sempre às terças-feiras e e quintas feiras na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Guadalupe as 19hs-21hs.

A celebração do Batismo acontece sempre aos domingos na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Guadalupe as 11hs.

Mês Encontros

Dias: Terças e Quintas