A Paróquia

a-paroquiaNo dia 9 de maio de 1949, por decreto de S. Revma., o Sr. Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara, foi erguida esta paróquia com o nome de Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, ao mesmo tempo que nomeava seu primeiro Vigário o Pe. Diocesano, Argemiro de Figueredo. A igreja paroquial começou a funcionar numa casa de madeira, no terreno do atual Colégio Mercedário Pio XII, na Rua Matiola. Seis anos mais tarde, 1957, fez-se necessária a primeira reforma, iniciada pelo polonês Pe. Avediz Kerlakián, que substituía ao Pe. Argemiro e terminada por este em 1958.

Chegada dos Mercedários:

Dada, não obstante, a ingente dificuldade de reger-se por um só sacerdote o índice crescente de fieis da paróquia e o Colégio nela ubicado, propôs-se entregar a uma comunidade religiosa as rédeas do seu governo.
S. Excia. Sr Cardeal dirige a proposta, em 1958, aos padres mercedários, que a aceitam, sendo então Provincial o Revmo. Pe. Antonio Ibarrondo. Destinam-se para Vigário da Paróquia e Diretor do Colégio, respectivamente o Revmo. Pe. Juan Gonzalez Alvarez e o Revmo. Pe. Manuel Fernández Martínez.
Com o objetivo de facilitar aos moradores mais distanciados maior participação da vida comunitária da Paróquia o zeloso Pe. Juan cria um nova Capela no setor do Jardim Sto. Antônio.
No dia 13 de outubro de 1963 tomam posse o novo Vigário, Pe. Agustin Aguiar e seus coadjutores Pe. Juan González e Manuel Martinez. Dentre suas mais destacadas realizações figuram a construção da casa Residencial da Comunidade, nas dependência da Matriz e suas capelas laterais no interior da Igreja. Compra-se ademais, para a Ordem um terreno de nove lotes no Parque das Bandeira, local da futura Igreja de Nossa Senhora das Mercês.
Maior importância teve a nova estruturação dada a paróquia pelo Pe. Agustin, dividindo-a setores sob a responsabilidade de apóstolos leigos, conseguindo assim dinamizar a comunidade a comunidade paroquial.
Em 1966 opera-se uma nova mudança na direção da Paróquia e Colégio. Cabe ao Revmo. Pe. Luís Barreiro Suarez assumir a responsabilidade de Vigário, Superior e Diretor de Colégio.
Atualmente, a Paróquia conta com as comunidades: Nossa Senhora das Mercês, São Pedro Nolasco, São Raimundo Nonato, São Antônio e São Jorge.